fbpx

Tenha o poder de ver o futuro

Geração de relatórios de projeção financeira dos riscos operacionais, gerenciais e jurídicos para identificação de possíveis processos futuros, passivo oculto e planejamento orçamentário (AOP).

Pouco utilizada no âmbito jurídico pelas empresas, porém necessária para os padrões de Governança Corporativa como se fosse um AOP (Aspect Oriented Programming) dos possíveis processos judiciais, para a projeção financeira dos riscos operacionais, gerenciais, jurídicos e fiscais para a identificação de possíveis processos ou passivo oculto.

Apesar da Análise Preditiva ser bastante discutida atualmente, o conceito em si é antigo: é possível encontrar referências para o assunto que remetem à década de 1980. A grande diferença para o cenário atual é que, hoje, contamos com um poder computacional muito maior que o daquela época. Além disso, o volume de dados e processos judiciais aumentaram exponencialmente nos últimos anos.

O impacto de um processo não é composto apenas pelo valor da ação, mas também por despesas operacionais, como honorários, viagens, hospedagens, alimentação, entre outras. Além desses controles de gastos com cada processo, já previstos no orçamento, essas despesas extras ao longo dos anos, são maiores que o próprio processo em si, sem falar com o custo de oportunidade (dinheiro aplicado no negócio).

Tão importante quanto obter dados é saber aproveitá-los. A análise preditiva contribui para isso de um modo que muitas empresas nem sequer sabiam que era possível. Os números traçados nas análises costumam ser consistentes por terem como base o histórico de dados do próprio negócio.

Avanços recentes das análises preditivas

Por que, essa tecnologia está ganhando visibilidade?

Estamos falando de sistemas que analisam conjuntos específicos de dados — muitas vezes em proporções gigantescas — para prever cenários ou tendências para futuros próximos ou relativamente distantes. Com isso, a empresa pode se preparar para condições adversas ou ganhar tempo para se adequar a circunstâncias desafiadoras.
O que a análise preditiva faz é identificar padrões nos dados que apontam para tendências, mudanças no mercado, novos hábitos de consumo e assim por diante.

Há várias abordagens possíveis, mas, via de regra, o conceito se baseia na criação de um modelo preditivo, ou seja, de uma função matemática que, quando aplicada sobre os dados, vai dar uma previsão sobre um problema.

Sendo assim as margens de erros são diminuídas , imprimindo ao cliente mais segurança para realizar novas ações ou corrigir com exatidão as antigas.

Reduza prejuízos com estratégias da predição

Fale com um especialista