De acordo com a Análise Preditiva, você agente atuante no âmbito jurídico, pode ter maior assertividade nas tomadas de decisões que vão refletir lá na frente, saiba como!
Confira conosco o que a análise pode te ajudar com isso.
A Análise Preditiva no dia a dia do advogado
Como já abordamos, a transformação na forma de atuar do advogado está exigindo conhecimentos multidisciplinares, e o conhecimento em tecnologia é uma dessas necessidades, muito embora não seja a mais elementar, sem ela, nos dias de hoje, se torna quase impraticável o exercício da advocacia.
Um dos aspectos mais modernos no universo jurídico está na produção de inteligência artificial resultando na predição de fatos atuais e históricos :
A inteligência artificial utiliza técnicas estatísticas de mineração de dados, modelagem preditiva, aprendizado de máquina (machine learning), visando analisar fatos atuais e históricos, para fazer previsões sobre eventos futuros ou desconhecidos.
Os tribunais já estão utilizando a inteligência artificial para analisar as demandas repetitivas através de sistemas próprios que apontam os pedidos idênticos, como por exemplo o Projeto Sócrates no STJ e o Projeto Victor no STF.
Também não é incomum um advogado, consultado por um determinado cliente, prever as chances de perda ou ganho compilando os julgamentos dos mesmos tribunais, a esse procedimento chamamos de análise preditiva.
Com a judicialização do estado, o mercado vem se preocupando em analisar o comportamento do judiciário e consequentemente seus riscos.
Porém, isto não significa que essas chances não possam ser diferentes, quando analisadas outras variáveis, como a cultura organizacional (características próprias de uma empresa em conduzir seus processos internos) e suas recorrências também nos âmbitos operacionais e gerenciais.
Se um juiz condena 30% desfavorável uma determinada demanda, como parte contrária, não significa dizer que teremos 70% de probabilidade de ganhar com base apenas no judiciário, se não compilarmos também os fatos atuais e históricos que originaram os problemas e se estes continuam recorrentes internamente.
Cada cliente possui demandas próprias, que também são diferentes dos seus concorrentes, assim como a sua estrutura interna, cultura organizacional, procedimentos, missão, visão e valores, entre outros fatores exclusivos, os tornam únicos e por isso é necessário que o advogado conheça profundamente tudo isso.
Outra questão importante é a necessidade de entendermos que o problema do nosso cliente não está apenas no processo e sim no porquê este aconteceu, se as questões envolvidas são de ordem operacional ou gerencial, e, ainda, quais suas recorrências visando propor soluções que evitem novas demandas.
A análise preditiva auxilia na tomada de decisões, considerando a compilação de todos os dados históricos internos e externos.
O advogado tem que conhecer o negócio, de maneira global, para prescrever qual a melhor solução a ser proposta.
No campo da tecnologia, as análises descritivas e diagnósticas, somadas as ações prescritivas, corretivas e preditivas se complementam para redução do passivo e majoração dos lucros.
Conclusão
Nosso trabalho tem uma característica multidisciplinar e pode contribuir muito para que você consiga obter resultados significativos.
Somos especializados em Análise Preditiva, processamos dados de mais de 200 mil processos, utilizamos tecnologia para saneamento de dados sem que os nossos clientes precisem mudar de sistemas, criamos fluxos de informações personalizados interligando departamentos e medindo performance de colaboradores. Nós estamos no centro de São Paulo, consulte-nos!
Visite nosso site e nossas mídias sociais: