Você quer saber mais como funciona a relação da jurimetria com a sua empresa?

 

Como a tecnologia vem contribuindo lado à lado com seu setor jurídico? Com os avanços tecnológicos e integração de sistemas a Jurimetria soma ao seu trabalho as disciplinas que tangem o escopo das estatísticas e da economia.

 

Jurimetria e Tecnologia

 

O direito vem se transformando com os avanços tecnológicos, face a isso uma nova forma de atuação do advogado se torna indispensável.

 

Atualmente a inteligência artificial analisa as demandas repetitivas através de sistemas dentro dos tribunais que apontam os pedidos idênticos, como por exemplo o Projeto Sócrates no STJ e o Projeto Victor no STF.

 

No campo de atuação jurídica dentro das empresas temos o advogado atuando em várias frentes, hoje de uma forma mais pungente dentro do consultivo, no contencioso, no compliance e mais recentemente na controladoria.

 

O grande desafio nestas frentes de atuação do advogado é o de mostrar que o departamento jurídico, não é apenas mais um centro de custo, e sim uma fonte de resultados e de lucratividade.

 

Sobre jurimetria com certeza você já ouviu falar, entretanto a jurimetria corporativa não é simplesmente proveniente de resultados estatísticos, pois a ela se agregam aspectos de ordem econômica e administrativa.

 

Nosso objetivo é que você tenha uma visão mais enriquecedora apresentando a jurimetria como ferramenta não só na atuação jurídica, mas como uma grande aliada para a estabilidade corporativa.

 

O pai da jurimetria Dr. Oliver Wendell Holmes Jr. (ex-ministro da suprema corte americana) foi jurista visionário, e em 1897 em um dos seus artigos descreve:

 

O jurista do presente pode até ser o homem dos livros de direito mas o jurista do futuro é o homem das estatísticas e mestre em economia”. 

 

Portanto, o advogado do futuro em 1897, deveria conhecer outras disciplinas além do direito, fato este incontroverso nos dias de hoje, doze décadas depois!

 

Jurimetria orientada à estatística e economia

 

Com os avanços tecnológicos, além da própria tecnologia e legislação o propósito de sua formação, o advogado deve entender de estatística, economia e os problemas recorrentes do seu cliente.

 

Em relação a estatística, no mercado existem várias ferramentas ou sistemas disponíveis que se devidamente alimentados podem promover resultados importantes para tomadas de decisões assertivas.

 

Contudo o mercado vem se ocupando mais em promover resultados com base em fatores externos do que propriamente internos.

 

Se tratarmos estatística como jurimetria, seria apenas “gourmetizar” a jurimetria ou “colocar uma cereja em cima de um bolo”. Um singelo exemplo que damos em nossas palestras é: suponhamos que uma pessoa levou cem picadas de formigas e apenas uma picada de cobra, a estatística nos remeterá a ideia de utilizarmos um repelente ou um antialérgico, contudo, do ponto de vista do risco, seria mais prudente buscarmos um soro antiofídico! 

 

Analogicamente, se um juiz condena 30% desfavorável uma determinada demanda, como parte contrária, não significa dizer que teremos 70% de probabilidade de ganhar, pois se não reconhecermos efetivamente os riscos jurimétricos, temos apenas um dado estatístico em si.

 

Cada cliente possui demandas próprias, que também são diferentes dos seus concorrentes, assim como a sua estrutura interna, cultura organizacional, procedimentos, missão, visão e valores, entre outros fatores exclusivos, os tornam únicos e por isso é necessário que o advogado conheça profundamente tudo isso. 

 

Nosso trabalho tem uma característica multidisciplinar e pode contribuir muito para você consiga obter resultados significativos.

 

Somos pioneiros em jurimetria desde 1996, processamos dados de mais de 200 mil processos, utilizamos tecnologia para saneamento de dados sem que os nossos clientes precisem mudar de sistemas, criamos fluxos de informações personalizados interligando departamentos e medindo performance de colaboradores. Nós estamos no centro de São Paulo, consulte-nos!

 

Visite nosso site e nossas mídias sociais: